Os principais usos da água

Na medida em que os países se desenvolvem, crescem principalmente as indústrias e a agricultura, atividades que mais consomem água, se comparadas aos outros usos. O consumo de água é muito variável ao redor do mundo e, no Brasil, o seu consumo é utilizado principalmente para fins de uso potável, urbano, irrigação na agricultura, uso industrial, geração de energia, turismo e lazer.

Tendo em vista as diversas finalidades da utilização deste recurso, vamos entender melhor algumas delas:

1. Uso potável

Essa é a água utilizada para o consumo humano. Ela vai suprir as necessidades da população, como hidratação, preparo de alimentos, higiene pessoal e limpeza da habitação no dia a dia.

Essa água, antes de ser consumida, deve ser passada por estações de tratamento de água, onde são realizados processos de desinfecção para garantir o seu consumo adequado e sem riscos à saúde.

2. Uso urbano

Seu uso vai além do uso doméstico visto acima. As cidades consomem água de diversas formas, como no combate de incêndios, sistemas de refrigeração e ar-condicionado, limpeza de veículos, de vias e de prédios, irrigação de canteiros, entre outros.

3. Irrigação na agricultura

A produção agrícola é responsável pelo uso de 70% dos recursos hídricos. Além do alto consumo e desperdício, a agricultura também afeta a qualidade da água e dos solos devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes, colocando em risco os mananciais.

Por isso, é responsabilidade das grandes empresas entrarem em contato com as empresas especializadas em distribuição de água, como a Só Água Potável, que além de realizar essa distribuição com uma água de qualidade, possui profissionais especializados que irão seguir todos os protocolos para proteger o solo.

4. Uso Industrial

Pudemos ver acima como o setor agrícola demanda um alto consumo de água. Depois desse setor, as atividades industriais são as que mais utilizam deste recurso. São responsáveis por 22% do consumo total de água.

Seu uso é feito nos processos de incorporação da água nos produtos, como matéria-prima, até a geração de energia, a limpeza e o resfriamento de equipamentos e instalações.

5. Geração de energia

Outra forma de consumo de água é a geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas. Principalmente no Brasil, a água é a principal fonte de geração de energia.

Para realizar o seu funcionamento, os rios são represados e a força da queda d’água movimenta as turbinas, gerando eletricidade. Importante ressaltar que, mesmo gerando energia limpa, as hidrelétricas podem causar grande impacto ambiental nas regiões que são instaladas, por isso, é essencial adotar critérios de construção e localização para minimizar ao máximo as consequências.

6. Lazer

Por último, a água é também utilizada como forma de recreação, ou seja, práticas de esportes, pesca, lazer (de forma geral) e turismo. Tanto clubes, piscinas, lagos artificiais e atividades pesqueiras utilizam deste recurso natural.

É importante ressaltar que muitas dessas atividades citadas dependem essencialmente da qualidade da água e elas podem também prejudicar de alguma forma a qualidade do recurso e o meio ambiente, colocando em risco a segurança da água e de seu ecossistema.

De forma geral, o uso da água abarca as atividades humanas em seu conjunto. Neste sentido, a água pode servir tanto para o consumo, quanto para insumo em algum processo produtivo.

Agora que você já leu os principais usos da água, que tal entender a diferença entre água pura e água potável? Leia o nosso artigo e fique por dentro do assunto!

OUTROS POSTS