O consumo de água contaminada causado por um tratamento inadequado, pode dar origem a sintomas e algumas doenças, como a leptospirose, hepatite A, febre tifóide, cólera e giardíase.
Infelizmente, esse ainda é um problema sério de saúde pública que afeta atualmente 45% dos brasileiros, que ainda não possuem acesso a um serviço adequado de esgoto.
A transmissão dessas doenças acontece quando alguma pessoa entra em contato com a água que não recebeu os devidos tratamentos de limpeza e purificação, processos que eliminam os microorganismos. A contaminação pode acontecer por meio do contato direto com esgotos e enchentes, além da ingestão de água contaminada e da utilização dela para cozinhar ou lavar alimentos, sendo essa contaminação mais frequentes em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alteração do sistema imune.
Agora que você já sabe sobre os riscos do consumo de água contaminada, que tal entender um pouco sobre a diferença entre água potável e água pura? Leia o nosso artigo e fique por dentro do assunto!