Porto de Itajaí será base para transatlântico na próxima temporada de verão

Navio Sinfonia, da companhia MSC, terá Itajaí como home port durante todo verão

 

Detentor do título de segundo maior porto do Brasil em movimentação de containers, o Porto de Itajaí – SC vem ganhando ampla expansão no mercado de cruzeiros no país. Na temporada de verão 2019/2020, o porto recebeu cerca 26 navios cruzeiros, de companhias como MSC e Costa. E para a próxima temporada as novidades já estão aí: companhia MSC anunciará que o transatlântico Sinfonia terá Itajaí como home port. Município será base para embarque e desembarque de passageiros, troca de tripulação e abastecimentos de água, combustível, bebidas e alimentos.

Planejamento é a palavra-chave para o reconhecimento do porto na rota de navios cruzeiros. Os abastecimentos de combustível e água, assim como já acontecia nos anos anteriores, deverão ser solicitados as prestadoras de serviço de 7 a 10 dias antes da data de execução, seguindo os padrões internacionais. A antecedência é necessária para que as empresas consigam organizar a equipe e o equipamento necessário para que a operação seja realizada da maneira mais rápida possível, já que os navios permanecem atracados no porto somente de 10 a 12 horas antes de seguir viagem.

Carlos Alexandre Marconcini, diretor administrativo da Só Água Potável, principal fornecedor de água para os navios da companhia MSC no Porto de Itajaí, destaca que a necessidade de uma operação ágil e bem planejada. “Começamos a organizar a nossa frota muito antes dos navios chegaram na nossa região. Quando é autorizado o início do trabalho, nossos equipamentos já estão posicionados para um abastecimento rápido e eficiente.”, revela. A fornecedora de água potável possui capacidade de abastecer até 100 mil litros por hora.

Para firmar a parceria, o Secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, deve se reunir com equipe da companhia para firmar parceria, entender as necessidades do navio e fornecer o suporte necessário para que companhia e prestadores de serviço possam realizar operações. O secretário visa, também, criar uma parceria entre a companhia de navegação as agências de turismo locais, para que pacotes casados de hospedagem e cruzeiro sejam ofertados aos visitantes que pretendem visitar o litoral centro-norte de Santa Catarina.

 

Companhias de navegação exigem alto padrão de qualidade

Para garantir o funcionamento dos navios cruzeiros e o bem-estar dos passageiros de inúmeros países que estão abordo, as companhias de navegação exigem um alto padrão de qualidade no fornecimento de combustível e água.

A maior parte dos navios cruzeiros e comerciais (95%) no mundo exige combustível formado por derivados do petróleo chamado de óleo combustível, ou bunker oil. Ele é uma mistura de óleo diesel com óleos residuais pesados da destilação do petróleo bruto que garante uma alta performance, emitindo óxidos de enxofre como subproduto da sua combustão no motor. São gastos até três toneladas de combustível por hora, fazendo o navio atingir a velocidade de até 40 km/h.

Enquanto ao abastecimento de água, as normas internacionais seguidas pelas companhias de navegação (Programa de Saneamento de Embarcações) exigem que 100% das águas fornecidas aos viajantes seja potável. Ou seja, é possível beber a água de um navio sem qualquer preocupação. Para a eficiência do fornecimento, as empresas de abastecimento de água devem apresentar análises mensais em laboratórios cadastrados pelo Inmetro. No caso do Porto de Itajaí, as águas são transportadas por caminhões pipa com tanque de aço-inox, mantendo a qualidade da água apropriada para o consumo.

 

Expectativa para os próximos anos

O expressivo número escalas de navios cruzeiros no Porto de Itajaí reflete o aumento da popularidade do litoral centro-norte catarinense nas rotas de navios cruzeiros nacionais e internacionais. Desde 2018, grandes embarcações como o MSC Seaview, o maior navio cruzeiro a navegar em território brasileiro, já realizam paradas para visitas nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Porto Belo.

Enquanto as paradas para abastecimento, MSC Sinfonia deverá servir como referência para que outros navios firmem seus home port em Itajaí. A tendência é que a popularidade aumente, tornando o Porto de Itajaí uma das principais paradas para abastecimento de navios cruzeiros do Brasil.

 

FOTOS:

Transatlântico MSC Sinfonia faz abastecimento de água no Porto de Itajaí.

Créditos na imagem: Só Água Potável.

OUTROS POSTS